Emissários: modelos físicos e matemáticos para lançamento de efl uentes. – palestra do prof. jorge rios

No dia 13 de setembro – 2012, as DTEs de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS) e Engenharia do Ambiente (DEA) do Clube de Engenharia e a Associação Brasileira de Profissionais Especializados na França (ABPEF) promoveram a palestra “Emissários: modelos físicos e matemáticos para lançamento de efluentes”.

Na mesa, o chefe da DEA, Ibá dos Santos Silva, apresentou o palestrante Jorge Paes Rios, membro do Conselho Diretor do Clube e professor.

Jorge Rios abordou problemas e questionamentos sobre o lançamento de efluentes, resíduos produzidos por indústrias ou resultantes de esgotos domésticos urbanos, lançados no meio ambiente (tratados ou não). Mostrando modelos físicos e matemáticos caso a caso, Jorge apontou e justificou a utilização de cada um deles. “Hoje em dia, afirmou, muitos dizem que se resolve tudo através do modelo matemático, descartando a necessidade do modelo físico. Essa afirmação está errada, já que os modelos precisam ser testados antes de funcionarem efetivamente. Além dos modelos meramente conceituais, que facilitam e norteiam a compreensão e a visualização dos fenômenos, os dois métodos de simulação – modelos físicos e matemáticos – podem servir de instrumento para o estudo da qualidade das águas. A aplicação de um método não exclui o outro”.

Para ver a palestra completa, acesse:

http://www.portalclubedeengenharia.org.br/info/palestra-emissarios-modelos-fisicos-e-matematicos-para-lancamento-de-efluentes

Anúncios

Sobre Ana Paula Carvalho Silva

apc_anapaula@hotmail.com
Esse post foi publicado em Ambiente, Início, Notícias, Outros Autores. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s