O BRASIL VAI SOBREVIVER Á CRISE ECONÔMICA?

Recentemente li um artigo onde a atual presidente do Brasil se vangloriava de que este mesmo país passaria pela crise econômica como um trator sobre as plantações, em seus argumentos cita que: “Me perguntaram outro dia se a gente estava preparado para o que puder acontecer na Europa. Eu posso assegurar a vocês, nós estamos 100% preparados, 200% preparados, 300% preparados”. Bem é uma verdade indiscutível que estão preparados, porque o Brasil está em crise há mais de 30 anos!

Na verdade não existe nenhum milagre econômico sobre isso, o fato concreto é que desde a década de 1980 que o país está em recessão, os preços dos produtos são abusivos devido ás altíssimas cargas tributárias impostas pelo governo que fica com uma fatia superior a 50% em impostos de todo o valor que é produzido nacionalmente. Com isso não se vende a produção nacional, o que também não gera emprego já que a demanda é menor por conta dos preços altos.

Quando o cinto aperta para o lado do governo, este cria gatilhos como redução de IPI para as linhas X, Y e Z no sentido de aquecer um pouco a economia. Os consumidores correm então para as lojas para comprar em X vezes os produtos que necessitam. O que não percebem é que em vez de comprarem produtos de consumo, estão sim comprando dinheiro e o bem em questão vai como brinde, pois os enormes juros das prestações são a grande cartada dessa jogada.

A Europa está em crise por motivos diversos, mas o que se percebe com muita facilidade é que no futuro bem próximo não sairão da crise, mas se tornarão um grande Brasil! A economia Européia será nivelada por baixo, com cargas tributárias mais austeras, jornadas de trabalho mais longas, arrecadação de impostos mais elevada e recursos públicos menores. Com isso diminui a renda familiar do cidadão e aumenta a responsabilidade financeira porque as escolas públicas passarão a ter ensino de baixa qualidade, os hospitais vão parar com exceção das emergências que também não irão suprir a demanda e a violência urbana dominará a noite e o dia.

O cidadão será então obrigado a puxar para si toda essa responsabilidade financeira contratando escolas particulares, planos de saúde e segurança em suas residências! Já lemos “esse livro” aqui no Brasil, Já “vimos o filme” e não vemos perspectiva de mudanças a curto e médio prazo. A política pobre em que vivemos não mudará e parece que é contagiosa, em vias de se alastrar pelo mundo conhecido. Vejo pessoas que se gabam de terem uma inteligência suprema se renderam a conceitos medíocres de gente corrupta, corrompida e oportunista, mas isso não é mérito apenas do Brasil.

O que vejo com muita tristeza hoje é que em vez de nivelarmos o Brasil pelos exemplos Europeus, a Europa está se nivelando por baixo seguindo o exemplo sul americano. Aparentemente de nada adiantaram estudos das melhores mentes se duas épocas para que o mundo desse mais um salto social no século XXI. Retrocedemos a passos largos para a idade média ainda que com a tecnologia a nosso favor, muito em breve ouviremos alguém em algum canto do planeta (ainda que este seja redondo, meio achatado nos pólos) dizer que chega! E nesse momento será preciso pegar em armas para podermos defender aquilo que consideramos mais importante, A nossa Liberdade!

Ana Paula de Carvalho – Uma Brasileira que nunca desiste!

Anúncios

Sobre Ana Paula Carvalho Silva

apc_anapaula@hotmail.com
Esse post foi publicado em Civilidade.com.BR, Início, Opinião. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s