LUTO por Maricá esteve em Brasília! Deputados apoiam SOS JACONÉ – Porto Não!

Madrugada de quinta feira dia 19 de abril de 2012, vejo o marcador no relógio que acaba de tocar e percebo que são 03:00hs da manhã, levanto-me com um breve bocejo de quem ainda não completou a noite de sono, afinal fui me deitar tarde da noite para que todos os preparativos para o dia seguinte estivessem prontos.

Saio de casa ás 04h00min na tentativa de driblar qualquer contratempo para chegar no aeroporto no Rio de Janeiro, serão 80 km até lá de muita escuridão, estradas sinuosas e talvez algum trânsito. Após 01h30min de viagem chego sem maiores problemas ao meu primeiro destino, me dirijo ao equipamento automático de check in e retiro o bilhete de embarque para Brasília no voo que sai ás 07h18min representando o movimento Luto por Maricá a convite do Deputado Federal Fernando Jordão. Fico no saguão aguardando o momento adequado para adentrar a área restrita de embarque.

Tão logo atravesso a zona de embarque, todas as campainhas tocam e preciso por várias vezes tirar os pertences pessoais, sapatos, relógio, cinto entre outros, até que finalmente fico passo pelo sistema de segurança sentada calmamente no Finger esperando a abertura das portas da aeronave. Decolamos e olho como é bonito sobrevoar o meu país, ainda mais quando levo uma mensagem de vital importância para tão longe, na capital, o Distrito Federal!

A ida foi agradável e dentro do esperado, sem maiores contratempos entro no veiculo colocado á disposição para os convidados como ouvintes, inicialmente teríamos o poder de voz, mas dentro das regras da casa não nos foi possível expressar nossa opinião naquele momento, na Audiência Pública da Comissão de Minas e Energia da Câmara de Deputados. Chegando ao recinto a tempo de ver a abertura da plenária, atipicamente cheia até para o tema a ser abordado. Observo cuidadosamente e relato os fatos como aconteceram:

O sucesso da Audiência Pública solicitada pelo Deputado Federal Fernando Jordão (PMDB RJ), para discutir o não licenciamento da ampliação do Terminal de Petróleo da Baia da Ilha Grande foi retumbante. E afirmo isto, pois ficou claro que o Estado, através da Secretaria de Ambiente e seu representante, Sr. Carlos Minc, não tem argumentos para tantos fatos e acho que envergonhado por suas posições, não compareceu a esta audiência assim como á anterior (quinta passada) sobre a Chevron, convocada por este mesma comissão.

Da mesma forma o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Rio de Janeiro, Sr. Júlio Bueno, não pôde comparecer e além de se justificar de ter agendamento para esta data, por três vezes diante tanta preocupação, enviou dois representantes, nomeadamente o Sr. Jorge Cunha (que fez questão e pediu um adesivo do – SOS Jaconé Porto Não!) e o Sr. Alexandre Castanhola Gurgel e observei que nada lhe passou por despercebido, estavam atentos aos fatos. Fizeram anotações e sempre que os assuntos eram relacionados aos seus temas e ao Estado RJ.

Houve três palestras: A da TRANSPETRO, através do Sr. Cláudio Cunha, que mostrou qual seria a ampliação do TeBIG, e outras considerações informando não só a viabilidade do Projeto como também que a Petrobrás conta com a mesma, justificando a importância tecnicamente, econômica de curto prazo.

O Prefeito de Angra dos Reis, Artur Otávio Jordão (PMDB RJ), foi categórico em afirmar que Angra dos Reis tem que lutar pelo TeBIG, hoje este está integrado á  cidade, já que existe desde a década de 1970 e neste espaço de tempo nunca teve um acidente.

O Presidente da Câmara de Vereadores de Angras dos Reis, Vereador José Antônio Gomes (PCdoB RJ), apresentou o crime ambiental em vias de ser cometido em Jaconé, social pelo desiquilíbrio urbano, além de criticar o projeto apresentado nos jornais. Fez denúncias fortes ao citar o TPN, ao mostrar um jogo de “Mercado imobiliário” envolvendo as incorporadoras DTA e Brookfield, onde a Petrobrás seria usada em algum momento neste “esquema”.  Mostrou fotos de Jaconé e ressaltou a importancia de seu patrionio ambiental para os municipios de Maricá/Saquarema, assim como para o estado do Rio de Janeiro.

Houve inscrições para perguntas e questionamentos aos membros da mesa conforme estava programado, porém logo no início fomos informados que o protocolo de discussão naquele colegido é privilégio somente dos Deputados, e Palestrantes, ainda que tivessem se desculpado pelo inconveniente. Ao final da pelnária ficou decidido que haverá uma Audiência Pública com direito a voz, marcado para do dia 23 de maio, em Angra dos Reis, num debate aberto, no qual neste poderemos levar nossos questionamentos e posicionamentos.

O mais importante de tudo isto foi constatar que estamos sendo ouvidos inclusive muito longe da nossa casa e durante toda a renião trocamos ainda mais dados e informações, isto é: consolidamos aliados fortes na luta pela não instalação da TPN em Jaconé. Os Deputados Federais presentes, e demais se manisfestaram solidários ao Não a Terminal Portuários de Ponta Negra e Sim a ampliação da TeBIG.

Dentre todas as coisas acho importante observar aqui que estiveram presentes nesta audiencia quatro pré-candidatos á prefeitura de Angra dos Reis, nenhum deles se intimidaram em afirmar publicamente suas opiniões, alem de serem participativos, muito distante do que vivemos como realidade na cidade de Maricá, o mesmo com os vereadores de Angra dos Reis que estavam presentes em massa, e a regra sobre a não possibilidade de questionamento valeu também para eles, mas estavam lá e mostraram com suas presenças e nas conversas o que pensam.

Finalizando ficou agendado para dia 23 de maio de 2012 a Audiência Pública e a importância de mostar ao estado que: A ampliação do TeBIG, terá impactos positivos que superam os negativos, é uma ampliação e não um novo empreendimento. Já a TPN causará muitos impactos negativos tanto no aspecto ambiental (irreversíveis e podemos entender como verdadeiros crimes) como principalmete na condição social (será um caos) e estes dois impactos não envolvem tão somente o Município de Maricá, mas como também diretamente por vizinhança geográfica Saquarema, Niteroi, Búzios, Cabo Frio e mesmo no outro lado do Estado, Angra dos Reis.

Findada esta audiência, procedeu-se a um almoço de confraternização entre os deputados federais presentes, vereadores e membros do movimento Luto por Maricá. Às 16h00minhs já me encontrava novamente na zona de embarque de Brasília com destino ao Rio de Janeiro, ciente de que mais uma missão havia sido cumprida dentro das espectativas e com o compromisso inicial atingido com o apoio de todos os envolvidos que de alguma forma contribuiram para que nos fizessemos presentes nesta audiência.

A volta é tão magnifica quanto a ida onde vislumbro incansavelmente quão gigantes nós somos em todos os apectos, não só no territtorial como também no pessoal por jamais desisistirmos dos objetivos que nos impelem a continuar e nunca baixarmos guarda. Saindo do Rio de Janeiro já com direção a Maricá, segue-se o tempo interminável dos engarrafamentos da “hora do rush” e chego a casa ás 22:00hs visivelmente cansada e ainda que queira escrever mais, deixarei para publicar este texto pela manhã do dia seguite.

Ana Paula de Carvalho – Membro do Movimento Luto por Maricá e uma brasileira que nunca desiste!

Representantes do Movimento LUTO por Maricá presentes: Sra. Ana Paula de Carvalho e o Sr. Luiz Carlos Morreba (que fez questão de estar lá como CIDADÃO MARICAENSE, não levou siglas partidárias)

Vejam as fotos abaixo e assistam a Audiência Pública pelo link: http://www2.camara.gov.br/atividade-legislativa/webcamara/ao-vivo/transmissoes-do-dia/videoArquivo?codSessao=00020765

Anúncios

Sobre Ana Paula Carvalho Silva

apc_anapaula@hotmail.com
Esse post foi publicado em Início, Maricá, Movimento LUTO por Maricá. Bookmark o link permanente.

10 respostas para LUTO por Maricá esteve em Brasília! Deputados apoiam SOS JACONÉ – Porto Não!

  1. jose silvestre de abreu disse:

    Bravo…Nossa imensa gratidão e confiança à Ana Paula.Esta,representa-nos e orgulha-nos em missão tão especial!…A missão do Planeta!…A missão em prol da vida!…

  2. Mariesta Vieira disse:

    Nossa!!! Que Legal Ana Paula!! Parabéns pelo sucesso da missão!!! O Estado do Rio agradece!!!! E o Planeta também…

  3. Luiz Carlos Lopes disse:

    Companheiros Ana Paula e Luiz Morreba, vocês estão estão de parabéns, estou aqui aplaudindo de pé a iniciativa e o desfecho desta audiência. Me sinto muito em representado por vocês. A preservação ambiental agradece!

  4. Sidney Lisboa disse:

    Parabéns pela participação de voces nesta importante Audiência em Brasilia. Voces representaram muito bem todos nós que estamos nessa luta e nos sentimos impotentes perante o sistema.

  5. Ana Duffrayer disse:

    Que você continue sempre com essa disposição! Nossa luta não é facil,mas nossa vontade de vencer é maior!

  6. R.Ferraz disse:

    Ana e Luiz meu parabéns pela oportunidade de mostrar ao depeutados o crime ambiental que querem cometer em nossas cidades, com vocês a frente em Brasília em nossa luta por Maricá fica aqui meu muito obrigado por mais essa iniciativa.

  7. Edmilson Avila disse:

    Parabens!!! são pessoas como vocês que o povo precisa e a natureza agradece e Deus quando pensa acabar com o mundo pelas maldades dos homens contra si próprio e com a natureza , ele adia por causa de pessoas como voces.

  8. Parabéns
    pela persistência na missão
    estamos juntos contra a construção do Porto
    tem twitter ? caso possua me siga @renan_adm10
    gostaria de ficar mais informado sobre os acontecimentos

    • Foi confirmada a audiência no dia 03 de maio às 14:00 no plenário do Prédio Anexo da ALERJ, sobre a não liberação da licença de ampliação do TeBIG, assunto diretamente relacionado ao TPN (Terminal de Ponta Negra, que muitos chama de Polo Naval de Jaconé)

      Todos estão Convocados e quem mais vocês possam levar, é de suma importância fazermos uma presença expressiva neste dia, portanto leve seus amigos, parente e quem mais puder abraçar a nossa causa.

      É preciso articular com todos que possam somar nesta luta!

      DEVEREMOS TER ÔNIBUS A DISPOSIÇÃO MAS PARA ISTO PRECISO DE NOMES ATÉ AMANHÃ. A PARTIDA SERÁ às 10:30 (Concentração às 10:00) DO CENTRO DE MARICÁ.

      Obs.: Como a audiência começa às 14:00 devemos chegar antes para nos manifestarmos na praça frete ao anexo da ALERJ, distribuirmos adesivos, panfletar, apresentar faixas e cartazes, além de fazermos mais contatos, e trocar informações.

      SOS JACONÉ PORTO NÃO!
      O TeBIG É NOSSO!

      Contamos com vocês!

  9. adilson silva disse:

    facistas metidos a humanistas miséria é bom na casa dos outros né

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s