Colóquio Brasileiro das Cidades Sustentáveis – Eu assinei a Carta Compromisso

No dia 1º de março de 2012, no Salão Nobre da Academia Brasileira de Filosofia Casa de Osório, na cidade do Rio de Janeiro, aconteceu acontecer o Colóquio Brasileiro das Cidades Sustentáveis.

O evento é uma realização conjunta da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável com o Centro de Altos Estudos em Sustentabilidade da Academia Brasileira de Filosofia, com a Frente Parlamentar Ambientalista, com a ABEMA Associação Brasileira de Entidades de Meio Ambiente, ANAMMA Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente e com o Sistema ONU no Brasil.

A reunião vai contar com a parceria de outras 140 instituições representativas do Poder Público e da Sociedade Civil Organizada, e terá como homenageado o jornalista André Trigueiro, e como presidente de honra o empresário e ativista social Oded Grajew.

O congresso tem o intuito de sensibilizar os participantes acerca da importância da sustentabilidade urbana e apresentar o Programa Cidades Sustentáveis, coordenado por Grajew. O Programa Cidades Sustentáveis é um audacioso projeto, encampado por mais de 60 das maiores instituições e empresas do país, com uma ideia simples: sensibilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras de desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. No Brasil, a população urbana chega a 85%. E, na medida em que as cidades vão crescendo em tamanho

e população, aumentam também a dificuldade de se manter o equilíbrio espacial, social e ambiental.

Os candidatos que assinarem a Carta Compromisso em apoio ao Programa Cidades estarão de acordo com as ferramentas propostas pelo Programa Cidades Sustentáveis, dispostas em 12 eixos e com mais de 300 

indicadores sociais, ambientais e econômicos. Se eleitos, deverão estar dispostos a incorporar a sustentabilidade de forma transversal às políticas públicas da cidade, sempre procurando promover a participação da sociedade civil. Além disso, também deverão prestar contas das ações desenvolvidas e dos avanços alcançados por meio de relatórios, revelando a evolução dos indicadores básicos relacionados a cada eixo.

As assinaturas começarão a valer a partir da oficialização dos pré-candidatos nas convenções partidárias, que devem ocorrer de 10 a 30 de junho de 2012. Durante a cerimônia de abertura do congresso haverá uma “Ato de Assinatura” do programa, por dezenas de pré-candidatos às eleições em 2012.

Anúncios

Sobre Ana Paula Carvalho Silva

apc_anapaula@hotmail.com
Esse post foi publicado em Ambiente, Civilidade.com.BR, Início. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s