III Encontro sobre o Pólo Naval de Jaconé – Meu Parecer

Com a participação de representantes de Saquarema, Búzios e Maricá no dia 09/02/12, realizou-se o 3º Encontro sobre o Pólo Naval de Jaconé, ficou decidido que:

 1º_ Apresentaremos Ação Popular junto ao Ministério Público Federal exigindo maiores esclarecimentos sobre o Pólo Naval de Jaconé;

2º_ Apresentaremos Ação Popular junto ao Ministério Público Federal contra a alteração do Plano Diretor de Maricá;

3º_ Exigiremos anulação sumária desta alteração ao Plano Diretor publicado efetuada pela Câmara de Vereadores de Maricá e publicada no JOM (Jornal Oficial do Município) em 21 de dezembro de 2011, edição especial nº 71, na assembléia de retorno do recesso legislativo.

Houve algumas faltas justificadas antecipadamente, e os demais não foram porque não queriam, não tinham empatia com o tema ou com a localidade. Todos tiveram direito a se pronunciar, manifestar pensamentos, ansiedades, preocupações diante este tema. Tivemos a presença de ambientalistas, que sabem que este é um processo protocolar político administrativo necessário, pois se desde já só lutarmos pelo cunho ambiental, estaríamos admitindo a indecência da alteração do Plano Diretor daquela localidade, no baixar das cortinas de 2011.

Não! Não é uma questão preço e sim de princípios!

Não haverá tempo de comentar as ausências, pois não estão interessados na cidade e seus moradores, se preocupam tão somente com seus próprios problemas, também porque a visibilidade destas pessoas está na importância que damos a eles e sabedores disso se prevalecem do mesmo para se projetarem mesmo ausentes.

O mais importante deste encontro é a união dos municípios em busca de transparência, decência e acima de tudo, respeito e preocupação com o mesmo problema, os impactos de vizinhança, buscando uma solução comum, onde um possa fortalecer o outro, seguindo adiante na luta.

Devemos lembrar que a indústria naval é uma das mais dinâmicas e, ao mesmo tempo das mais sensíveis. Isto é, possui ciclos de alto e de baixo diante da conjuntura econômica mundial. Assim como também devemos atentar que no Brasil, cresce assustadoramente o número de construções de Pólos Navais, Rio Grande do Sul, Amazônia, entre outros, mas todas voltadas somente ao segmento petrolífero e  um consumidor/usuário/cliente, a Petrobras. Será que estarão preocupados em diluir os riscos destes investimentos? Ou vislumbram algo que não nos apresentam? Será que fazer mega empreendimentos como estes, conforme apresentados, servem somente de sustentação passageira da economia, sem expectativa de transformar isso numa sustentação desse desenvolvimento pelos próximos anos.

O Brasil como sempre está na contra mão! Enquanto o mundo se vira para energias renováveis e não poluentes, aqui estão querendo passar por cima das leis, das pessoas, das comunidades para ter o lucro máximo, com menor investimento no mais curto espaço de tempo. Como diz Fernando Pessoa no Verso Pedras no Caminho?:

“Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver

Apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e

Se tornar um autor da própria história…”

É isso ai, não fique sentado se lamentando, existem mais pessoas aguerridas e com vontade de projetar seu próprio futuro e não os deixar em mãos de pessoas egoistas egocêntricas e mesquinhas.

Devemos lembrar que no ano passado as ações da Petrobras desvalorizaram mais de 40% mesmo com a alta do barril de petróleo no mercado mundial.

A ganância cega!

Ana Paula de Carvalho, Membro do Movimento LUTO por Maricá

Anúncios

Sobre Ana Paula Carvalho Silva

apc_anapaula@hotmail.com
Esse post foi publicado em Ambiente, Denúncias, Início, Maricá, Movimento LUTO por Maricá, Opinião, SOS JACONÉ PORTO NÃO. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para III Encontro sobre o Pólo Naval de Jaconé – Meu Parecer

  1. Pingback: IV REUNIÃO SOBRE O PÓLO NAVAL DE JACONÉ | Barlavento & Sotavento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s