REPASSANDO: Dia Mundial de Limpeza 2011 – Clean Up The World 2011 – Terá ponto de encontro em MARICÁ/RJ

Ano Internacional das Florestas – Tema 2011 da ONU / UNEP / CLEAN UP THE WORLD.

Junte-se aos 35 milhões de pessoas de mais de 125 países em prol de um mundo mais limpo!

Seja Voluntário! Contamos com a sua Presença!

Rio de Janeiro (praias de Copacabana, Flamengo, Vermelha, Ipanema, Leblon, Barra da Tijuca, Recreio, Prainha e Grumari, Lagoa Rodrigues de Freitas, Baia de Guanabra, Ilha do Governador, Ilha de Paquetá e Sepetiba), Cabo Frio (RJ), Maricá (RJ), Saquarema (RJ), Brasília (DF), Aracajú (SE) e Americana (SP).

Dia 17 de Setembrode 2011 – Sábado
De 10 às 13 horas
(veja abaixo os pontos de encontro)

O Instituto Ecológico Aqualung e seu Projeto Limpeza na Praia, que realizam esse evento pelo 9º ano consecutivo, conclamam a todos e a seus associados a participarem ativamente dessa ação extremamente importante para a qualidade de vida de todos, especialmente dos animais marinhos. Milhares de voluntários atuarão por todo o Brasil em um grande mutirão de limpeza e também de conscientização para Não Jogar Lixo em lugares impróprios.

O Dia Mundial de Limpeza ou Clean Up The World é, essencialmente, um evento do tipo “mãos à obra”. Tem o claro objetivo de fazer algo concreto pelo meio ambiente com resultados imediatos e locais: limpar o lixo descartado irresponsavelmente e acumulado em todos os litorais do planeta. Simboliza também a união mundial e a dedicação em prol de um mundo mais limpo, consciente e saudável para a humanidade.

Essa iniciativa, que teve início na praia de Copacabana (RJ), em 2003, cria a oportunidade da participação voluntária individual e anônima. Ou seja, qualquer pessoa interessada pode ajudar de forma efetiva, mesmo que não faça parte de um grupo formado para atuar no dia do evento (veja abaixo os pontos de encontro para poder participar). Deixando de jogar lixo nas praias, mares, rios e lagoas, ao mesmo tempo em que ajudamos na limpeza desses ambientes, retirando os detritos sólidos descartados de forma irregular, podemos vislumbrar dias melhores para o seres marinhos e para nós mesmos. Afinal, quem não gosta de chegar na praia, respirar o ar fresco, pisar na areia branca e mergulhar na água limpa.

Esse evento vem se tornando um dos eventos ambientalistas internacionais mais conhecidos, participativos e efetivos do mundo. Participam simultaneamente neste dia mais de 35 milhões de pessoas de mais de 125 países em prol de um mundo mais limpo. Essa ação visa ampliar a conscientização, reforçar a educação ambiental dos usuários em relação ao lixo lançado nas praias e fazer uma coleta seletiva que será doada à instituições de reciclagem, gerando ao final um relatório a ser enviado posteriormente para a ONU/UNEP.

Como sempre fazemos, além das luvas, 25 mil sacos de lixo biodegradáveis serão distribuídos aos voluntários nos pontos de encontro determinados, e os resíduos coletados serão catalogados, para gerar um Relatório Final para a ONU, e destinados às cooperativas e instituições de reciclagem. Durante esses anos de campanha, mais de 30 toneladas de microlixo foram retiradas de nossas praias, melhorando a qualidade de vida e impedindo que animais marinhos viessem a se asfixiar e morrer por inanição.

O Clean-up The World 2011 conta com:

Patrocínio: Carvalho Hosken, SEAC-RJ e Transpetro

Co-Patrocínio: SABB Coca-Cola e Prefeitura do Rio de Janeiro – Meio Ambiente

Apoio: JW Marriott RJ, Prefeitura de Cabo Frio – Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Ambiente, Outback Steakhouse, Hotéis Othon, Setransp, Goodyear, Ancar Ivanhoe, Banco do Brasil, Prezunic, Hotel Fasano, Fasano Al Mare, Hotel Praia Ipanema, Shell, Odebrecht, Ipiranga, Metrô Rio, Hotel Sheraton Barra, Hotéis Marina, RES Brasil, Caenge Ambiental, Ecoatitude, Colégio Palas, Jeep Tour, Fun Dive, Guarda Municipal RJ, Aqualittera, Lagoa Viva, Defensores da Terra, Piratas do Mergulho, FESERJ, ASAG, Videoclipping, Agência Rio de Notícias, Academia Maxi Forma, Ministério do Meio Ambiente – Governo Federal, Aqualung, Adpt Surf, Amigança Produções, Reviverde, AMOR, COMLURB, Clean Up The World Australia.

Participe com sua família do Clean Up The World, coordenado pelo Instituto Ecológico Aqualung.

Essa é uma ótima oportunidade para ajudar a manter nosso planeta limpo.

Seja voluntário. Contamos com sua presença.

Pontos de Encontro / Coordenadores de Área:

(Sempre com início às 10 horas e término às 13 horas, em todos os pontos)

Rio de Janeiro/RJ
Praia de Copacabana:
A) Leme – Próximo à Pedra do Leme, onde os voluntários caminharão em direção ao JW Marriott Hotel RJ, na rua Santa Clara (Grupo da Ipiranga); B) Rua Santa Clara – Em frente ao JW Marriott Hotel RJ (Grupos da Ipiranga, Nova Rio e JW Marriott RJ, Coordenadores Limpeza Na Praia – IEA, Gincana Ecológica do Prêmio Tatuí); C) Rua Xavier da Silveira em frente ao Hotel Othon, caminhando até a rua Santa Clara (Grupo Hotéis Othon). D) Rua Rodolfo Dantas – Grupo do Metrô Rio, em direção à rua Santa Clara; E) Colônia dos Pescadores / Posto 06 – A coleta será também em direção à Rua Santa Clara (Grupo da Secretaria de Meio Ambiente – Prefeitura RJ); F) Rua Souza Lima – em frente ao Hotel Golden Tulip Regente, em direção à rua Santa Clara (Gincana Ecológica do Prêmio Tatuí).

Praia Vermelha: Na Praia Vermelha com os Mergulhadores do Piratas do Mergulho.

Praia do Flamengo: Próximo à Marina da Glória.

Praia de Ipanema: A) Pedra do Arpoador – Posto 07, onde os voluntários caminharão rumo à rua Garcia D´Avila (Grupos SEAC-RJ e Supervídeo); B) Em frente ao Hotel Fasano, caminhando até a rua Garcia D´Avila; C) Em frente ao Hotel Praia Ipanema, caminhando até a rua Garcia DAvila.

Praia do Leblon: Na Ponta da Praia do Leblon, até o Jardim De Alah (Grupo Hotéis Marina).

Lagoa Rodrigo de Freitas: No Parque dos Patins com uma grande comemoração e mutirão de limpeza, com o Grupo do SEAC-RJ.

Praia da Barra da Tijuca: A) Posto 02, caminhando até o Pepê, com os Grupos Adapt Surf, funcionários e familiares da SABB Coca Cola Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil, e Prezunic Supermercados; B) Em frente ao Hotel Sheraton Barra Grupos Hotel Sheraton Barra, Shell Brasil, Reviverde, e Goodyear.

Praia do Recreio: Encontro no Posto 12, na Praça Tim Maia, com o Grupo do Colégio Palas-Recreio; e a AMOR (Associação de Moradores do Recreio).

Prainha: Encontro em frente ao Parque da Prainha, com surfistas locais, e os Grupos da Prefeitura e COMLURB.

Praia de Grumari: Encontro na Praia de Grumari, com a ASAG (Associação de Surfistas do Grumari) e FESERJ (Federação de Surfe do Rio de Janeiro).

Praia de Sepetiba: Encontro no “Coreto”, com a coordenadora Magali Jordão; com moradores locais e Grupos da Guarda Municipal e Odebrecht.

Baía de Guanabara: Com um Grupo de músicos, liderados por Fernando Campos e Décio Rocha, será feita uma coleta de lixo com a embarcação à vela, chamada Conseguimos. O lixo coletado será transformado em instrumentos musicais.

Ilha de Paquetá: Encontro na Praia da Moreninha, com a Guarda Municipal.

Cabo Frio/RJ – Concentração Geral na Praia do Forte e suas proximidades (Coordenação: Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Ambiente Coordenadoria Geral de Meio Ambiente).

Maricá/RJEm frente à Escola Municipal Marcus Vinícius Caetano Santana, com a coordenadora, Paula Guerra.

Saquarema/RJ – Concentração na Praia de Itaúna; com surfistas e moradores desta localidade.

Brasília/DF – Concentração no Rio Samandi e Cachoeira do Tororo (Coordenação: ONG EcoAtitude e Caenge Ambiental).

Aracajú/SE –  Ação ocorrerá em toda a extensão da Praia de Atalaia, com funcionários da Setransp.

Americana/SP – Concentração Geral na Praia dos Namorados, com o Grupo da SABB Coca Cola Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil,.

Coordenação Geral: em frente ao Hotel JW Marriott RJ – Praia de Copacabana.

Marcelo Szpilman (Instituto Ecológico Aqualung) – (21) 9266-2928.

Organização Geral:

Anna Turano Botelho e Hildon Carrapito

Coordenadores do Projeto Limpeza Na Praia
Organização Clean Up The World RJ / Brasil
Projeto Limpeza Na Praia / Instituto Ecológico Aqualung – IEA
Telefax.: 55 21 2225-7387 Cel.: 55 21 9522-1051 / 7848-3084 / 7830-6842
Site: http://www.institutoaqualung.com.br/limpeza.html
E-Mail: limpezanapraia

Instituto Ecológico Aqualung
Rua do Russel, 300 / 401, Glória, Rio de Janeiro, RJ. 22210-010
Tels: (21) 2558-3428 ou 2558-3429 ou 2556-5030
Fax: (21) 2556-6006 ou 2556-6021
E-mail: instaqua
Site: http://www.institutoaqualung.com.br

Anúncios

Sobre Ana Paula Carvalho Silva

apc_anapaula@hotmail.com
Esse post foi publicado em Início, Maricá, Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s