Educar e ser Educado!

A definição de educação consiste no fato do individuo estar socialmente inserido e ser conhecedor das leis e costumes locais, e desta forma fazer uso e os colocar em prática de forma a que não prejudique outrem. No entanto o que vemos a cada dia que passa, é a total perda de cidadania derivada da falta de educação. A educação por si só não muda as pessoas nem os países, é necessário acima de tudo que se tenha em mente o seguinte: Ninguém educa alguém, a educação é uma coisa que está intimamente ligada ao individuo, sendo assim apenas fazendo uso daquilo que os outros ensinam pode se tornar educado.

A educação informal é adquirida de modo indireto de qualquer natureza, seja lendo uma revista, assistindo um documentário ou lendo um jornal, mas isso não é o suficiente para que haja o devido entendimento do assunto a que está relacionado. O aprendizado é uma das ferramentas, mas eficientes para se adquirir conhecimento e a partir daí, fazer uso do mesmo da forma mais adequada e assim ligarmos de forma eficiente a teoria á prática, para obtermos sucesso em qualquer atividade. Nos primórdios da humanidade, educação era sinal de conhecimento, porém num mundo cada vez mais veloz e otimizado, ter conhecimento de causa é mais importante do que possuir uma forma lúdica de exercer suas atividades e cumprir metas estabelecidas.

Com isso obtemos Planejamento, Orientação e Controle. Esta é a formula do sucesso que qualquer empreendedor, que se digne a tomar para si a responsabilidade de exercer qualquer tipo de função que venha a interferir diretamente na vida da coletividade, afinal estes se tornam responsáveis por aquelas vidas, como um pai ou mãe que adotam de forma abrangente novos filhos até então desamparados e que se juntam aos seus de forma singular sem que precise haver qualquer tipo de partilhas ou desavenças.

O Comportamento Humano é baseado em pontos chaves, que jamais devem ser esquecidos e qualquer gestor bem preparado, deveria tê-los como regra a seguir em qualquer momento de sua administração, são eles: Os Fatores Econômicos, que visam levantar o potencial local de desenvolvimento. Os Psicológicos, onde se verifica a necessidade de intervenção pelos meios em que esta população habita. Os Políticos, em que existe a ponderação de inserir pessoas da própria localidade comprometidas com as comunidades para uma melhor distribuição de rendas e progresso. Os Biológicos, que são exclusivamente o desenvolvimento de toda a biodiversidade em uníssono como o meio e o ambiente local. Os Antropológicos, que estudam de forma objetiva o comportamento humano desde as suas raízes até ás tendências futuras e os acompanhamentos que se fazem necessários para que não se perca o objetivo principal, manter uma sociedade altamente equilibrada e estável. Por fim, os Sociológicos que nos apontam comportamentos, nos guiam de forma incisiva e eficiente para o amanhã sem que precisemos ter medo do desconhecido ou de arriscar por dias melhores em qualquer momento de nossas vidas, em qualquer localidade.

Assim sendo, podemos afirmar com absoluta certeza que quem nos governa hoje não são pessoas educadas, pois não fazem uso te tudo aquilo que lhes foi ensinado, não porque os professores tenham sido incapazes e ineficientes em lhes mostrar os caminhos, mas porque não souberam aprender e acima de tudo fazer uso desse aprendizado tanto em beneficio próprio, quanto mais coletivo. Lamento que a visão geral das pessoas seja tão estreita que não se permitam ver nos seus governantes aquilo que vêem em si mesmos, a incapacidade de lutar para mudar aquilo que sabidamente está errado e não nos serve. Se quisermos um município, país ou mundo melhor precisamos ser mais educados e colocar em prática tudo aquilo que sabemos sem medo de voltar a aprender a aprender se necessário.

Ana Paula de Carvalho Dona de casa, Brasileira e moradora da cidade de Maricá.

Anúncios

Sobre Ana Paula Carvalho Silva

apc_anapaula@hotmail.com
Esse post foi publicado em Denúncias, Início, Maricá, Movimento LUTO por Maricá, Opinião. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s