PERCEPÇÃO

Entender o mundo requer que utilizemos todos os sentidos do corpo humano, até mesmo aquele cuja ciência não admite sua existência de forma científica. Sentimos o cheiro da manhã e o calor da tarde, ouvimos e sentimos o vento e o mar, o maior triturador a céu aberto, que incansavelmente onda após onda transforma tudo em pequenas partículas de areia que suavemente escorre entre nossos dedos, enquanto olhamos as cores difusas do oceano transparente, que liga tantos povos sem nos darmos conta disso a cada dia que passa, por estarmos sempre ocupados com aquilo que consideramos importante e mais urgente.

Todas as coisas têm seu valor e devemos sempre lhes dar a devida importância sem exageros, a amizade deve ser perpetuada quando existe uma afinidade de escolhas e ideais, precisamos preservá-la a cada dia, como se regássemos um jardim de flores muito raras. O amor precisa de equilibro e sensibilidade, não podemos amar incondicionalmente sem sermos amados na mesma intensidade porque nos torna escravos de nós mesmos, ao mesmo tempo em que torna a pessoa amada um tirano que não medirá esforços para ter o controle absoluto. E como a amizade precisa ser renovada regularmente, porque a reconquista sempre será mais difícil do que a conquista.

Quando resolvemos pertencer a uma tribo devemos conhecer seu povo e costumes, entender a sua lei e crenças, mas jamais devemos deixar de sermos nós mesmos ou de mudarmos apenas para fazer parte dos grupos, porque demonstrará a sua fraqueza de personalidade e falta de compromisso moral. A mudança de opinião, que mais tarde nos trará mudanças também de atitudes, tem que ser fundamentada em fatos verídicos com embasamento consolidado e sem margem para interpretações equivocadas. Defender seus ideais não significa necessariamente ir contra tudo e todos, mas sim mudar até mesmo a sua posição, quando esta favorece uma ampla opinião da maioria.

Dentre todas as coisas que são inerentes á percepção, a necessidade de reconhecimento é salutar desde que não seja confundida com a vaidade, esta que leva as sensações humanas ao extremo de suas emoções. Nunca seremos tão novos que não possamos ensinar, nem tão velhos que nunca possamos aprender, seja uma pequena lição ou uma inesquecível. Porém mudar esses conceitos necessita de empenho pessoal, credibilidade e acima de tudo confiança. Levar a informação na sua plenitude de variáveis a aqueles que têm duvida e aspiram conhecimento deve ser feito com seriedade, já que a sede de saber é difícil de ser levada ao seu destino sem que se perca ou acrescente informações inconsistências ao assunto.

As pessoas devem em primeiro lugar serem responsáveis apenas pelas suas opiniões, sabedoras que a opinião coletiva sobrepõe a da minoria ou individual. Não significando que a maioria tenha a verdade absoluta, mas que existe um consenso nos ideais e objetivos finais. Nem sempre o caminho mais curto é o mais fácil, como nem tudo o que brilha é ouro, e podermos discernir entre o equilíbrio do certo e errado. Significa que somos pessoas mais ponderadas e com o a sensatez necessária para fazer deste nosso mundo de disputas ideológicas um lugar melhor e mais aprazível.

Acima de tudo quando sabemos que a nossa opinião é importante para as demais pessoas, nos torna responsável pela informação e a forma como ela será difundida e interpretada. As atitudes são o espelho da alma e como tal devem ter a transparência necessária para que não haja distorções em sua imagem. Não existe o ser humano perfeito e o que nos torna tão singulares como espécie é justamente sabermos que erramos e através desses erros arranjamos meios de superá-los e evoluirmos sem sabermos os nossos próprios limites. Acredite em tudo o que vê, com olhos de quem sabe e pode compreender, e duvide de tudo o que não vê, porque é atrás das sombras que se escondem os segredos mais profundos e obscuros existentes no coração dos homens.

Ana Paula de Carvalho

Anúncios

Sobre Ana Paula Carvalho Silva

apc_anapaula@hotmail.com
Esse post foi publicado em Civilidade.com.BR, Início. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s