De Volta Para o Futuro

Ao contrário do que possa parecer o conteúdo que escreverei abaixo não apesar do titulo não será sobre uma grande produção Hollywoodiana, nem mesmo terá grandes atores e personagens interpretando futuros possíveis ainda que fictícios, nem aventuras com cenas eletrizantes. Quero a bem da verdade, voltar ao assunto de como parece acontecer o “Modus Operandi” das pessoas que em determinada altura como bons cidadãos manifestam o seu interesse em fazer mais pelo seu país, estado, cidade, bairro e daí por diante, cientes do seu comprometimento público e patriota.

Por este motivo venho aqui tentar colocar algumas dúvidas em evidência e devo dizer que umas das que mais me incomoda é o fato de não vermos regularmente estes mesmos indivíduos engajados em dar continuidade ás suas campanhas, ainda que tenham perdido a eleição ou coisa parecida. A atitude mais correta a meu ver seria a de continuarem em evidência pelo máximo de tempo possível, perpetuando assim suas imagens políticas e marcas eleitorais, o que não acontece porque em determinado momento após o grande concurso das eleições para ver quem fica com o Grande Prêmio ou Grande Abacaxi, não sei ao certo, se enclausuram em suas cápsulas do tempo até cerca de seis meses antes do próximo evento similar.

O fato é que já pensando em 2012 que será o ano de trocar os atuais representantes do Legislativo e Executivo municipal, não vejo ninguém desde já tentando ocupar essas lacunas, que até então não tem dono nem endereço certo. Imagino que estejam esperando latentes no interior de seus casulos até que lhes digam “Chegou à hora, pode aparecer”, mas é sempre bom lembrar que os bons políticos fazem sim campanha o ano inteiro, todos os anos eleitos ou não porque só desta forma se poderá avivar a memória dos eleitores continuamente e fazer um currículo de atitudes e posições.

Gostaria de lembrar aos futuros concorrentes á Prefeitura e Câmara de Vereadores que política apesar de hoje ser quase sinônimo de oportunismo, este só se consolida mesmo quando vemos explicitamente as atitudes acima citadas. Isso porque acabam por aparecer em cima da hora, com discursos mirabolantes inclusive como se tivessem saído de uma tocaia para se abater sobre a presa. Acredito muito que a postura destas pessoas deva mudar, pois não me vejo no momento de votação tendo que escolher um candidato de última hora por falta de opção ou convicção.

Como cidadã, eleitora e também ciente de minhas convicções políticas gostaria de saber quem são, o que fazem e o que pretendem os futuros (muito provavelmente reincidentes) candidatos ás eleições de 2012. O elemento surpresa neste caso não se aplica, porque em geral são surpresas desagradáveis, nem mesmo acredito que haja um consenso partidário na escolha dos seus indicados, assim como não tenho visto aceitação popular ampla e irrestrita em apoio aos candidatos de última hora, fica mesmo é uma impressão de que nem começou e já acabou. Existe uma frase que define muito bem isso, que diz de forma bem objetiva que “Se precisamos torcer por times estrangeiros num campeonato mundial é porque certamente o Brasil já perdeu!”. Ou seja, nossas escolhas e preferências acabaram.

Gostaria de ver pessoas abraçando as causas que acreditam e fazendo delas seus palanques eleitorais hoje se forem estes seus objetivos finais, com discursos verdadeiros de progresso e civilidade. A pessoa ser oportuna não é, e nunca será a mesma coisa que ser oportunista, porque o primeiro aparece num momento em que existe a necessidade de sua presença, no segundo caso o individuo espera uma oportunidade, um momento de fraqueza para despontar como o grande salvador das causas perdidas, pois a verdade é que não existem salvadores, mas sempre buscamos heróis, onde estão os nossos?

Ana Paula de Carvalho, Brasileira como sempre, acreditando num Brasil melhor!

http://www.civilidade.com.br

Anúncios

Sobre Ana Paula Carvalho Silva

apc_anapaula@hotmail.com
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s