Pense Bem, Preste Atenção!

Saíram as fotos e a documentação do evento de comemoração de 196 anos de Maricá no Colégio Cenecista Maricá conforme site Noticiário RJ on line. Realmente havia mais pessoas dentro do ginásio e apoiando o governo do que do lado de fora, e mesmo assim dos de fora alguns querem que ele ainda faça alguma coisa e outros querem realmente que o Prefeito seja destituído, das quais me incluo desde já.

E, você qual sua opinião? Já parou para saber o que você quer? Já posicionou?

Eis a hora para começa a decidir: Fora Prefeito! Ou Faça Prefeito!

Minha opinião particular como já apresentei anteriormente em alguns veículos de comunicação é de destituir integralmente o atual prefeito por incompetências generalizadas sem margem possível de recuperação, é ainda intenção deste movimento moralizar a “Casa de Tolerância” (no caso de dúvida, Casa de Tolerância é a mesma coisa que Lugar de Prostituição) em que se transformou a sede do poder legislativo.

Abra a porta de sua casa, vá à sua rua, e se pergunte: O que ele fez aqui? Falta luz no poste? (ou mesmo o poste?) Tem buracos na rua? (podemos chamar de rua?) Falta drenagem? (o que é isto?)

Volte e pense, precisou ir a médico? (você tem direito á saúde, sabia?) Onde você foi? Se foi no hospital municipal, foi atendido? Todos que estavam lá foram atendidos? Qual era o semblante de satisfação dos enfermos quanto ao atendimento? Preferiu não arriscar indo ao hospital num outro município ou buscou mesmo sem renda um atendimento particular? (neste caso você está pagando duas vezes para ter a mesma coisa).

Olhe para seus filhos e pergunte o que comeram nas escolas? Quantas refeições? Qual foi a variação do cardápio nos últimos dias? Pergunte se os professores estão satisfeitos? Isto é, faltam professores para a escola? Os professores são respeitados? Os professores são valorizados pela atual gestão, ou qualquer outra?

E, o transporte, tem o suficiente para atender a você, sua família, seus vizinhos? O ônibus que aceita Riocard (usado por estudantes e idosos) passa de forma que estes consigam circular normalmente? Ou são enlatados depois de longa espera por só dispor de um único nos horários de entrada e saída escolar? Existe uma tabela de horários regular do transporte público ou você fica esperando interminavelmente sem saber a que horas passará o próximo? (pelo tipo de localidade onde vivemos deveria haver horários regulares para passagens nos pontos de ônibus, já que o transito ainda não é desculpa para o descumprimento desta regra).

Seu carro quantas vezes já necessitou de uma revisão por causa dos quebra-molas (que são proibidos em rodovias, ou quando permitidos existe um padrão a cumprir), depois do quebra molas, o buracão? Ou sua rua, ou seu caminho de casa sequer foi asfaltado e segue numa estrada de barro ondulada ao ponto de marear? (ainda que conste no plano da cidade como asfaltada), Ou teve seu roteiro 50 Km maior, 25km para ir, e mais outros 25km e trabalha em qualquer lugar depois do centro da cidade, quando abrem canais ou outras obras sem planejamento? Se você é desta região, quantos dias seus filhos não foram para a escola ou não chegaram a tempo?

Tentou fazer uma pequena obra em casa, construir uma varanda? Teve que por uma placa, informar o responsável? Seguir normas de construção? Conseguiu o habite-se mesmo em área não edificante?

Tentou levar uns camarõezinhos para casa e foi multado? Seus pertences foram apreendidos? Foi advertido?

Bem teria mais uma listagem de perguntas, mas acredito que em muitas destas situações você já esteve e a pergunta permanece feliz ou não com o atual governo? Será que foram justas, as regras para eles são as mesmas para nós?

Pense… Pense bem… Pense…

Neste mesmo jornal que anunciava o evento de comemoração, trazia a matéria “Operação combate pesca predatória de camarões em Maricá” Redação Ascom do Inea, que informava “Uma operação coordenada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão executivo da Secretaria do Ambiente, com apoio do Batalhão Florestal foi realizada na noite da última sexta-feira (28/5) para combater a pesca ilegal de camarão na Lagoa da Barra de Maricá. Foram autuados 11 pescadores.”… “Grande quantidade de camarões e siris vivos, que estavam presos às armadilhas instaladas dentro da lagoa, foi devolvida à natureza, conforme orientação de biólogos marinhos do Inea. Os camarões já mortos, cerca de 1 Kg, foram identificados, acondicionados no refrigerador na Superintendência do Inea e encaminhados para doação.”

Já que o INEA estava e irá continuar a realizar operações regulares a fim de combater a pesca predatória na região. Por que não aproveita para verificar onde a UPA sará construída (é faixa marginal de preservação permanente) assim como o local onde foi construido o centro de tiro com arco, onde foi dado habite-se para obras residenciais aprovados pela CEF, onde na Rua 13 existe um corte e poda (agora até colocaram areia, pera melhor acomodar turistas) ainda da faixa marginal de lagoa. Canal entre a lagoa e o mar foi aberto sem a menor técnica, dificultando seu fechamento, e novamente desmoronamento daquele trecho mediante chuva normal na região, entre tantas (roubo de areia, ocupação e permissão de mudanças do plano de manejo pelo legislativo) e muitas outras reclamações muito mais impactantes verificadas em qualquer noticiário, foram justamente atuar os pobres pescadores??? E, ainda ameçam fazer mais incursões para esta finalidade??? (vou devolver os mesmos os tatuis que meus filhos pegaram na praia).

Só pode ser gozação, continuam prendendo o seringueiro e não o madeireiro! E se precisavam de 1 quilinho de camarôes para o feriado de Corpus Christi poderiam ter ido na peixaria!

Crea? Crea não embarga obra? Interdita? Vistoria e perícia “obras”? por que só em nossas casas? Porque não veem o imóvel da Guarda Municipal, DPO? Estão em péssimas condições para utilização humana. Ou este trecho aterrado entre guaratiba e barra que fizeram o dique, que obra é aquela? Que uma chuvinha, um pouquinho maior desmancha? Obra é para desmanchar? A biblioteca Municipal com infiltração, as escolas também? Um banheiro só para a escola (em algumas escolas municipais) toda (corpo docente, corpo discente e feminino e masculino, tudo ao mesmo tempo) é permitido, é aprovado, ou nem é vistoriado?

Hospital, por muito menos já vi hospitais interditados! O que adianta um hospital que propaga doença? O que adianta um hospital sem médicos, e quando tem não existe medicamentes, equipamentos e estrutura de trabalho? A vigilância sanitária? A secretaria de saúde estadual ou até o ministério da saúde, quem controla esta situação? CPI para investigar PM que prederam vereador? (a canalhada além de serem solidários ao recalcitrante ainda chama o Policial Militar de Mentiroso, com esta atitude). Mas não tem CPI para a população que diariamente é agredida moralmente pelo poder executivo e legislativo?

A secretaria de educação, o MEC, não tem regras mínimas para condições escolares? Seja para os alunos como para o corpo docente? Professores sem contra-cheque, ninguem vê estas e tantas outras irregularidades na educação?

Vereadores vereando a favor deles, CPI para eles mesmos, certamente que o interesse em especular imobiliariamente áreas de proteção também seja interesse próprio. O que a população de Maricá quer realmente com aquela área? Um mega condomínio, onde seus moradores não precisaram nem mesmo sair de lá para comprar qualquer coisa (semelhantes aos da Barra da Tijuca, que dentro dele, tem escolas, teatro, pizzaria, restaurante, feirinha e etc) quem for viver por lá jamais saíra para comprar ou fazer qualquer coisa no centro, ou um parque que se faça de utilização universitária para estudos como energia eólica, solar, ou do mar (seja pelas as ondas, as marés ou deslocamento das águas e as diferenças de temperatura dos oceanos.), Parques com fins arqueológicos, biológicos, com museu, centro de pesquisa, todos construídos para estudos utilizando tecnologias limpas? Gerando receita limpa. E, lembrando da importância de integração territorial entre Centro de Maricá e Itaipuaçú e Ponta Negra/Jaconé. Guarda exclusiva para este espaço, especializada em meio ambiente. Na vila de pescadores (e em todas outras vilas de pescadores), serem também aplicado, todas as eco-tecnologias e práticas sustentáveis, criando um espaço pelo qual os mais velhos ensinem aos mais novos, o seu trabalho, confeccionar redes e etc… Poderia falar aqui trilhões de idéias… Estes vereadores também não nos representam, não é nossa idéia ser complacente com suas obscenidades!!! E se não concordamos, e não estão nos representando, não existe negociação, queremos que saiam sim!!! (de preferência aos pontapés).

Porque a regra para os gestores e as lei são mais complacentes com eles do que com nós, meros mortais.

E volto a perguntar: O que está errado? E, você qual sua posição, já parou para saber o que você quer? Já tomou uma posição? Continuidade das cartas marcadas para as próximas eleições ou arriscar em mudanças verdadeiras e audaciosas?

Você acredita que com toda esta permissividade dos órgãos “competentes” para a gestão, e o total desamparo destes órgãos para com a população, o governo municipal fará alguma coisa que preste? Agora ou depois? Será que já não teve tempo para começar alguma coisa realmente necessária para a população, dentro das leis e duradoura? Mostrar para que veio? Existe tempo ainda para que se conserte o que está arruinado pelo desmazelo e incompetência? Particularmente não creio, acredito em muitas coisas, até em fadas, mas não nisto que estou vendo e vivenciando.

Mais uma vez acho que tiveram tempo, condição, instrumentos e não fizeram nada e o pouco que funcionava depredaram! E, você, o que acha? O que você cidadão de Maricá realmente quer?

Porque se não tem pretensão que as coisas mudem e está satisfeito com o rumo do seu município, de sua vida não se dê ao trabalho de ficar discutindo política, qualidade de vida ou qualquer outra coisa coletiva que seja, não vale a pena, pense em outro assunto menos chato, novela, futebol, as condições do tempo e por diante.

Agora, se acha que merece mais, já que tem esse direito constituído e quer melhorar a sua vida e da sua comunidade, posicione-se, abra espaço para o debate, para o protesto, incentive os demais a lutarem pelos seus direitos, não se abata não se entregue, reclame e fundamente sua reclamação. O nosso mundo não tem mais espaço para o “Talvez”, é Sim ou Não. Lembre-se o Brasil começa aqui!

Se ainda tem esperanças por ter eleito a continuidade desta prefeitura, não vá às manifestações, não participe dos protestos e espere, quando se sentir muito incomodado, mande um e-mail para ouvidoria ou ligue para ela, ou busque ajuda junto a algum dos instrumentos representativos da população (conselhos, federações, associações e etc.). Será sua melhor opção.

Entretanto, se realmente está indignado, compareça no dia 19 ás 20:00 horas na praça da cidade, se tem medo de ser reconhecido, ou intimidado, pinte a cara, disfarce, mas proteste e se manifeste, esteja lá para todo este descaso com a vida humana e o ambiente! Fora Quaquá, eu LUTO por Maricá!

Isto vale também para os Taxistas, protestem, não tenham medo de perder suas autonomias, elas não valem mais que nossas vidas!!!

 Por: Ana Paula de Carvalho, www.civilidade.com.br

Anúncios

Sobre Ana Paula Carvalho Silva

apc_anapaula@hotmail.com
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s