Aconteceu a 1 ano e nada mudou, o amadorismo persiste!

Boa Tarde a todos,

Quero apresentar uma situação que acontece em Maricá e que para mim já que ainda não houve um pronunciamento tanto da Secretária Estadual do Meio Ambiente, quanto o Presidente do INEA, sobre a última ocorrência nesta cidade.

Foi aberto um canal entre o mar e lagoa na altura do bairro Barra de Maricá, justificado pelo aumento do nível da Lagoa que com estas ultimas chuvas alagou áreas de faixa marginal invadida por construções irregulares de casas e condomínios, que despejam diretamente seus esgotos sem tratamento.

Sequer houve um pronunciamento do Secretário Municipal de Meio Ambiente de Maricá, qual a sua opinião sobre a abertura da Barra e porque fora de época e sem planejamento?

Aberto um canal de 4 metros, que já está com 15 entre suas margens, sai um volume de água e com uma força assustadora, acrescida de aterros feitos anteriormente nesta mesma lagoa, a poda da faixa marginal para fins turísticos, e camping nesta área que é uma APA. Vem sendo explorada descaradamente para fins financeiros de poucos.

Este canal além de beneficiar invasores, e construções ilegais, a abertura deste sem planejamento não só impacta o meio ambiente do sistema lagunar mas como impacta sobre o desenvolvimento social de regiões que ficaram do outro lado, desconsideraram a necessidade de locomoção de pessoas que passarão a ter que fazer 40 km a mais todos os dias, sem contar com as crianças que estudam no Bairro Divinéa que terão que usar a rodovia RJ 106, em veículos não preparados e se expor diariamente ao perigo para ir a escola, num trajeto aproximado de 80 Km ida-volta.

Outra solução deve ser vista imediatamente para o problema social e ambiental da região. O benefício político financeiro é inquestionável, já que através deste artifício a prefeitura garante o recebimento de ajuda financeira da União, que invariavelmente não será aplicado na solução definitiva deste problema do município, principalmente no tange a necessidade do coletivo em detrimento do indivíduo.

Com certeza este é o único município da região que se encontra sem o menor desenvolvimento coletivo.

Não sou especialista neste tema, mas tem algo muito errado acontecendo, pena que não registrei em imagens desta vez, mas achei muito interessante a total ausência da mídia para o registro do fato.

Ana Paula de Carvalho

vídeos:

Lembretes retirados do site do INEA sobre Faixas Marginais de Proteção:

  • As Faixas Marginais de Proteção de rios, lagos, lagoas e reservatórios d’água são faixas de terra necessárias à proteção, à defesa, à conservação e operação de sistemas fluviais e lacustres.

  • Toda e qualquer vegetação natural presente no entorno de corpos lacustres e ao longo de cursos d’água, passa, então, a ter caráter de preservação permanente.

  • Área “non aedificandi”

  • Área destinada a preservação, conservação ou recuperação da mata ciliar;

  • Tem a função de assegurar uma área que permita a variação livre dos níveis das águas, em sua elevação ordinária;

  • Tem a função de garantir condições para a proteção da mata ciliar.

  • a mata ciliar Proteção e suporte das margens, evitando a erosão das mesmas e conseqüente assoreamento a jusante;

  • Papel fundamental na integração dos ecossistemas aquáticos e terrestres como parte da ciclagem de nutrientes (ciclos biogeoquímicos) contribuindo de forma significativa com a salubridade do corpo hídrico;

  • Manutenção da biodiversidade.

  • Entre outras informações.

  • Maricá, 10 de março de 2010.

About these ads

Sobre barlaventoesotavento

apc_anapaula@hotmail.com
Esse post foi publicado em Ambiente, Denúncias, Início, Maricá. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s